terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Sermão da Montanha



Galerinha do bem, bom dia! Hoje trago para vocês um trecho da Bíblia do qual muitos já devem conhecer, um dos mais lindos em minha opinião, O Sermão da Montanha.

Mahatma Gandhi, a Grande Alma da Índia, que não era cristão, afirmou que se todos os livros sagrados da humanidade se perdessem, mas não O Sermão da Montanha, nada se teria perdido. E este sermão impressionou tanto à Ganghi que ele alegadamente disse a uma autoridade britânica: “Quando o seu país e o meu se unirem baseados nos ensinamentos de Cristo no Sermão da Montanha, teremos solucionado os problemas, não só de nossos países, mas do mundo inteiro.”

Lucas diz que Jesus desceu a um lugar plano onde encontrou uma multidão. Mateus afirma que Jesus, ao ver a multidão, subiu a um monte. Um fato tão simples e nos parece contraditório. Afinal, Jesus desceu ou subiu? É simples: ao descer, Jesus chegou ao entendimento dos mais humildes, falando das coisas objetivas, que compunham a vida daquelas pessoas vulgares. Ao subir, alcançava os mais evoluídos, falando das coisas transcendentais.

Abaixo, colocarei alguns de sEus ensinamentos contidos no Sermão da Montanha, com comentário meu ao lado, explicando o que EU entendo sobre cada um deles. Se é certo? Não sei! Deixo a critério de cada um, concordar ou discordar...

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Humildade forjada é hipocrisia, não basta fingir tê-la aos outros, mas carregá-la consigo).

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. (O choro não demonstra fraqueza, mas presença de sentimentos).

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Atenção: Ser manso não significa ser tolo).

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. (Amém)

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (Perdoai e serás perdoado, tende misericórdia, e ela baterá à sua porta).

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. (Livrai-o de todo sentimento maléfico, mágoa, rancor, e ódio, são sentimentos corrosivos).

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. (Ou seja, pare de jogar lenha na fogueira diante de situações tensas).

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (Fazei o bem, mesmo que isto implique ser visto com maus olhos diante da justiça do homem, pois é a divina quem prevalecerá no final).

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. (E você, se envergonha de Deus? Tem medo do que as pessoas irão dizer quando declarares seu amor por Ele?).

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, quem os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mas lembrem-se, ensinar não significa impor. O ensinamento traz o conhecimento, a imposição só desperta a revolta).

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. (Deus deu a vida, somente Ele tem o direito de tirá-la).

Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. (Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei).

Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. (É preferível a dar-lhe o desprezo).

Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. (Gente, por favor, só não façam como meu irmão que, quando pequeno, ao receber um tapa de meu pai, virou o outro lado e disse: Bate! Ele foi um pouco radical no cumprimento deste ensinamento, o que somente resultou em outro tabefe, isso quer dizer para que não façamos alardes nem brigas, nos calemos e sairemos vitoriosos, ou algo assim). J

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. (E que assim seja!)

Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (O homem colhe aquilo que ele mesmo planta).

E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? (Isto é usar sEu santo nome em vão. Sendo assim, violar um dos mandamentos mais importantes).


Mil beijos a todos. Fiquem com Deus sempre. E que possamos todos ser instrumentos dEle.

5 comentários:

  1. Olá meu anjo! Esta lindo o texto é uma verdade! Uma verdade biblica, viu só como todos se rendem a Jesus!Mahatma Gandhi um grande home reconheceu o nosso mestre!
    Obrigada linda sempre nos ensinando algo bom! Beijos meu anjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! Tem post novo no meu blog.

    Não é uma postagem divertida, infelizmente, mas uma lição de vida dada por um menininho de nove anos. Passa lá para homenageá-lo também... Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola Ana addorei seu blog,seus post com estas mensagens são muito lindas e nos faz refletir muito.Quando quiser olha la o meu blog e sobre musica e mensagens mais acredito que vc ira gostar.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Waleska Pinheiro28 janeiro, 2011

    Oii ANINHA!! A BÍBLIA É MESMO MARAVILHOSA, TEXTO TREMENDO!!
    Com temas sobre todas as áreas da nossa vida, é realmente nsso Manual de Bom funcionamento!!
    Continue esta bênção que vc é!! Muitos bjoss.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...