terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Transforme defeitos em qualidades, e não qualidades em defeitos...

Bom dia meus amigos e amigas. Como estão todos vocês? Espero, sinceramente, que estejam todos bem.
Hoje eu quero falar com vocês sobre qualidades e defeitos, afinal de contas, é possível que um, quando mal, ou bem administrado, se transforme em outro?! Em minha opinião, sim!
Quem dita as regras dessa sociedade? Quem diz o que é certo e o que é errado? Geralmente, as pessoas baseiam-se no senso comum. Aquele que diz que falar demais é falta de educação, choro é sinônimo de fraqueza, é o mesmo senso que nos diz que aceitar tudo o que nos é imposto pela sociedade é a regra mínima de boa convivência.
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estou pouco ligando para o senso comum, e é justamente para isso que estou aqui, para dizer que o que nos é imposto, não precisa (não deve), tornar-se uma regra. Os casos citados acima, por exemplo, só estarão de acordo com o que nos obrigam a pensar, se praticados de maneira excessiva.
A partir do momento que uma pessoa aprende a administrar o seu, até então, defeito, este pode sim, tornar-se a sua principal qualidade.
Uma pessoa que fala demais, quando passa a usar isso em favor do bem mútuo, torna-se um dialogante, uma pessoa crítica. Ter opinião hoje em dia é fundamental para não levar uma "resteira" da vida. A diferença entre um crítico construtivo e um babaca, é a maneira de falar, é o assunto que esses abordam, então, falem sim, mas falem coisas que realmente valham o tempo gasto, tanto para se expressar, quanto para ouvir. E principalmente, saiba falar, antes de mais nada, esteja inteirado se o que está passando aos outros é realmente verdadeiro ou, no caso de uma opinião tenha, no mínimo, argumentos para defender-se. Falar demais não é defeito, defeito é falar por falar, mentiras, ou besteiras.

HOMEM NÃO CHORA! É sempre isso que costumamos ouvir mas, será que é verdade? Já vi homens chorar sim, e isso não me pareceu nem um pouco sinal de fraqueza, apenas concluí: presença de sentimentos. O problema é que vivemos num tempo onde o romentismo deixou de ser uma maneira de amar intensamente, e passou a ser algo brega, careta, diante da maioria das pessoas. Isto acaba obrigando, muitas vezes, as pessoas a esconderem a maneira como realmente estão se sentindo, ou falar o que realmente estão pensando. Não sinta-se envergonhado(a) de demonstrar seus sentimentos, mesmo que estes envolvam lágrimas.
Agora, o que mais me deixa indignada, são pessoas que cruzam os braços diante das barbaridades que vemos por aí, julgando que, se está acontecendo isso, é porque deve acontecer, MENTIRA! Acontecem injustiças e crimes por aí porque nós permitimos, somos cúmplices de tudo, a partir do momento em que podemos evitar, e não evitamos.
Quando seu filho chega em casa dizendo que bateu em outro colega de classe, e você aplaude dando os parabéns e ensinando-o o tal do "bateu → levou". Você está, automaticamente, incentivando-o à violência, coisa que mais tarde poderá custar muito caro. O que começa pequeno, acaba crescendo, e assim é a moral das pessoas, se ela for boa, só tende à adquirir maior valor espiritual ao longo dos anos. Se for ruim, irá piorar com o tempo. Não que isso não tenha solução, mas para que haja regeneração, haverá primeiramente, muitas dores, que poderiam ter sido evitadas com simples conselhos no passado. Assim também como um "NÃO", muitas vezes, poderá fazer toda a diferença, lembre-se: Dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.

Esqueçam o senso comum. Não deixe que uma sociedade preconceituosa interfira na sua maneira de pensar, falar ou agir. Mude! Faça com que aquilo que chamam de defeito nos outros, seja sua maiior qualidade, mas cuidado, suas virtudes também podem "cair" moralemente quando utilizadas em excesso. Como diria minha amiga, Jane Di Lello, aprenda a dosar a danada da vida.

Mil beijos a todos... Fiquem com Deus... Sejam sempre instrumentos dEle... É esse meu maior desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...