quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Natureza: Injusta ou injustiçada?

Sem dúvida, em termos de tragédia, as enchentes ganham em disparada o lugar em nossos meios de comunicação nos dias de hoje (caso violência à parte). Cada vez que ligamos a televisão, nos é apresentada nova estatística, já elevada, dos números de mortos vítimas delas e de deslizamentos de terra. Mas afinal eu pergunto: De quem é a culpa?!
Fazemos parte de uma civilização cada vez mais moderna e inconformada. Situação essa que nos seria favorável, se nos preocupássemos com o que realmente importa: Saúde, educação, cidadania, direitos... Não somente o desenvolvimento tecnológico (que por sinal é uma beleza), mas também com suas conseqüências. Há cada vez menos terra em condições que não sejam de risco, (disponíveis é claro, os sem-terra sempre encontram), não possuímos mais água doce aos montes, em muitos lugares é um recurso raro. E quem se preocupa com isso?!
Não venho aqui falar em política, esse papo de que escolheu mal seu representante não cola mais. Não venho aqui jogar a culpa nas costas de quem não faz nada para mudar isso. O que me interessa saber é: Quem está fazendo alguma coisa para evitar?!
Atitudes simples, das quais estamos fartos de saber, porém não de praticar, seriam capazes de evitar muitas das tragédias que nos penalizam a cada instante, situações cotidianas, das quais ninguém precisa sair por aí bancando o Indiana Jones da ecologia para contribuir:
Atitudes essas que nem precisaria citar aqui, porque se as pessoas não aprendem ouvindo isso insistentemente desde os tempos de escola, não será lendo um blog que o fará, mas a gente tenta né?!

Apresento-lhes as 3 principais causas, só para manter a tradição e não perder o rítmo:
 
Não jogue lixo no chão (Isso é óbvio, mas está cheio de espírito de porco por aí que ainda não percebeu o dano que isso causa). É a principal causa de enchentes.

Respeite os limites estabelecidos pela Defesa Civil, não construa em locais de risco. (Depois não adianta dizer que filho de pobre nasce sem sorte) Reclame seus direitos, vá até órgãos que lhe ajudem a conseguir uma habitação descente, "fecha o barraco" por lá, se precisar me chama ;) mas não arrisque sua vida e de sua família com este tipo de imprudência.

Não desmate áreas próximas de rios.


Fazemos isso com a natureza...



... E nos julgamos vítimas das consequências depois...



... O que você faz pelo mundo não é um favor. Mas uma obrigação. É ele quem sustentará seus filhos, netos, bisnetos... A qualidade de vida deles no futuro, depende da sua atitude: HOJE!



Depois não adianta culpar Deus...
Beijos a todos... Fiquem com Deus...

3 comentários:

  1. Todos nós de bom coração procuramos uma resposta para tudo isso que acontece.

    A princípio culpe sempre o governo. Pois sem educação decente as gerações com o tempo deixam de aprender como ser cidadãos.

    A defesa civil como órgão do governo deveria impedir que as pessoas construissem suas casas em área de risco.

    O governo por sua vez deveria dar condiçoes para que todas essas pessoas morassem em lugares dígnos.

    Todas as cidades começam sempre a beira de rios e praias. é lógico com a permissão do governo. E ai começa o caos.

    Concordo que a população até joga lixo em qualquer lugar e que uma Andorinha pode não fazer o verão. Mas se cada um fizer um pouco, pelo menos teremos grandes enchentes com aguas mais limpas.

    As grandes tragédias acontecem independente da ação humana. de tempos em tempos a terra sofre alterações mesmo.

    Não sei bem de onde são essas fotos. Mas nas 3 fotos vemos o descaso do governo. Na primeira e terceira tem a deficiência de Infra estrutura na coleta de lixo. Pois vemos sacos, latas e caixas com lixo que não foram recolhidos.

    Na segundo me parece atibaia, onde o governo simplesmente abre as comportas da represa.

    Agora culpar a DEUS ou não. Tudo depende do ponto de vista. Afinal tudo ele fez, tudo ele vê, tudo ele pode mudar.

    Parabéns pelo texto

    MarquesK

    Só o Rock Alivia

    ResponderExcluir
  2. Quando pessoas pobres constroem casas na beira de córregos e rios e a defesa civil aparece tbm amo mesmo tempo vem PESSOAS que acham absurdo proibir alguém de morar em lugares assim, ou quando desmatam morros e encostas acontece o mesmo, se uma prefeitura tentar tirar pessoas desses locais vai ser achincalhada pelo próprio povo, que realmente é porco pra burro. Vejo maus exemplos todos os dias, ainda mais na nossa cidade (q por sorte tem muitos lixeiros espalhados) as pessoas jogam ao lado mas não se dão o trabalho de jogar DENTRO do lixo, é impressionante. Taí o resultado. Porquice + falta de educação + culpar a natureza (tipo, óh tá chovendo mto) = estamos ferrados.

    ResponderExcluir
  3. Aninha...

    Como sempre vc tem a razão...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...