terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pular etapas: Difícil, mas preciso!

Bom dia amigos... Vem chegando o final do ano, e consequentemente, o fim do ano letivo, e estando eu no 3º ano do Ensino Médio, me vem aquela doída constatação: Mudar novamente! Deixar amigos, professores, pessoas que marcaram minha vida e agora iriam seguir cada um por caminhos diferentes.
Desde que me conheço por gente, fazemos aquela promessa: A aula acabou, mas a amizade não. Mas vocês provavelmente concordarão comigo que, mesmo que a amizade não termine, o tempo e a vida acabam nos distanciando.
Hoje em dia posso dizem que lido melhor com esse tipo de situação. Aprendi com uma senhora que trabalhava em uma escola que estudei na 8ª Série (Estudei em 4 colégios diferentes desde a pré-escola, até o término do ensino médio). Eu sempre fui de me apegar muito facilmente com as pessoas, e quando me deparava com o fato: É hora de dizer tchau e seguir em frente, acabava ficando muito triste, muito mesmo, ao ponto de brigar com minha mãe, quando quis me trocar de colégio, falar que iria virar marginal, enfim, rebeldia somente.



Mas eis que um dia encontro essa amiga no ônibus, era perto do fim do ano também, eu estava prestes a mudar da 3º para a 4ª escola diferente, iria deixar de estudar em Itajaí, como sempre foi (eis o porquê de meu sotaque “pexêro”), e iria mudar para Balneário Camboriú, mas eu não queria!!! Tinha ouvido falar muito mal daquele colégio que iria freqüentar (mas vou deixar claro que era tudo mentira o que diziam. Foi um dos melhores, se não o melhor colégio que já estudei). E quando contei essa pessoa, D. Cozete era o nome dela, expliquei a situação, que não queria mudar de colégio novamente, já tinha muitos amigos, professores que eu adorava, para que mais? Para que mudar????
Foi quando ela me disse ser preciso pular etapas, das quais a vida é feita. Que não podemos ficar muito tempo presos a um único lugar, uma única situação e que algum dia, inevitavelmente, eu teria que dizer adeus àquelas pessoas e o fato de eu mudar de colégio iria contribuir para conhecer mais pessoas, sem que para isso fosse preciso abandonar meus atuais amigos. E então usou o exemplo de uma professora com quem fiz amizade na escola que ela trabalha e mantenho contato até hoje. E me fez pensar: Por que me preocupar? Vamos morar longe? Beleza, tem internet! Vamos perder o contato? Quem sabe seja para que, o dia em que nos encontrarmos novamente, vejamos o quanto mudamos e ainda assim não nos esquecemos uns dos outros, e a amizade jamais se desgastou... Perceber que ainda conseguimos rir das mesmas besteiras... Rir daqueles que se tornaram pessoas sérias demais, cada qual com seu motivo. Percebi que nada acontece sem que seja a vontade de Deus, e Ele tem sempre um propósito maior do que podemos imaginar (foi só quando comecei a entender isso que as separações se tornaram, embora não menos doloridas mais aceitáveis). Aí pense: Belê cara, que venha a nova escola!!!
(Acho que não faz muita diferença mas, o motivo de eu ter saído de todas as escolas, foi por ter arranjado briga com algum professor ou diretor. Faz parte...)
Gente, como foi boa essa mudança!!! Na realidade, todas foram, cada escola nova que eu ia, achava que era muito melhor que a anterior, e assim foi. De fato, conheci pessoas, fiz amizades para a vida inteira, tanto com colegas como com professoras, pessoas incríveis que eu jamais teria conhecido se eu não tivesse me desamarrado da etapa anterior.
Vocês podem ver que eu usei o exemplo da escola, pois é um exemplo pessoal meu, mas isso pode ser visto em todos os lugares, na vida de cada um de vocês, eu tenho certeza disso. Todos já ficaram tristes por ter que se separar de alguém, mudar de escola, de emprego, de casa, de bairro, de país... Ficamos com aquela sensação de perda, de egoísmo, achamos que estamos deixando as pessoas para trás, quando na verdade, não é isso que acontece.
E agora me vejo novamente na mesma situação... Estudando dois anos no meu atual colégio, é hora de dar tchau... Despedir-me de amigos que mudarão de estado, ou mesmo aqueles que continuarão vizinhos, mas terão rotinas diárias mais corridas... Pode parecer pouco tempo, mas acreditem, é o suficiente para que as pessoas deixem marcas em nossa vida. Por isso o importante é entender que as coisas podem mudar, as pessoas podem mudar, o lugar, porém, onde há amizade e amor, nenhuma destas mudanças farão diferença.
Nossa vida é feita de etapas, absolutamente toda ela é feita de encontros e desencontros, mas os verdadeiros amigos não precisam ficar para trás, levamo-los conosco no coração, para que no dia do reencontro, eles saibam que sempre estivemos juntos. Assim que é e assim que sempre será. Então, meu conselho (que se fosse muito bom era vendido e não dado), é que vocês não fiquem prisioneiros muito tempo de uma única etapa de sua vida. Se for preciso mudar, MUDE!!! Deus não te manda aonde Sua graça não pode cobri-lo.
E aproveito para deixar todo o meu carinho às pessoas mais que especiais que conheci no Laureano Pacheco. Houve brigas, desentendimentos, confusões, sim! Mas isso não muda em nada. Vocês estarão para sempre em minha vida!

"Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida."  
 Artur da Távola
Mil beijos a todos... Fiquem com Deus...

3 comentários:

  1. Minha linda B.B. do coração!
    A vida realmente é feita de etapas e mudanças, nosso crescimento só será possível mediante nossa aceitação nas mudanças, feliz por você tão jovem já ter percebido e aceitado isso tão bem.
    Você é uma amiga especial e linda.
    Fique com meu carinho eterno em seu belo coração.
    Nós te amamos. Deus, Jesus e eu.
    BeiJanesss com carinho.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  2. Aninha,

    eu simplesmente amei o novo nome do seu blog! Mega sacada. Adoro trocadilhos.
    Olha só, a vida é feita de encontros e desencontros sim, mas também de reencontros. Graças a Deus por isto. Você sempre poderá reencontrar quem você ama e neste momento precisa se afastar. Nunca será tarde para amar de novo.
    E não acho que esteja pulando etapas, aliás pular etapas não nos faz maduros. Creio ser importante viver cada etapa muito bem vivida, até aquelas mais doloridas, talvez como esta que vc está passando, mas será importante para o fortalecimento do seu caráter. Então você não está pulando etapas e sim mudando de etapa. Assim é a vida. Momentos.
    Viva intensamente todos os seus momentos, isto lhe ajudará a atravessar cada etapa que chegar. E o mais importante, ao longo das mudanças, se ficar difícil, como o desenho acima, saiba que serão as etapas antigas já vencidas que te darão o "chão" novo para você pisar.
    Parabéns por esta nova fase e que Deus seja o centro de suas decisões dando-lhe a sabedoria necessária para enfrentar tudo com a cabeça erguida.
    Beijos te amo!!!
    Parabéns gigantinha.
    Marta

    ResponderExcluir
  3. Martinha, minha amiga. Que felicidade encontrá-la por aqui. Concordo plenamente com cada palavra que você disse, e quanto a pular etapas, de fato, eu estava me referindo ao processo de ultrapassá-las, me expressei mal. E você, como sempre, me ajudando a ver tudo isso. Estas separações, embora nem sempre definitivas, são doloridas, mas precisamos aprender a lidar com elas, que Deus nos dê força suficiente para isso. Fiquei muito feliz por saber que gostou do novo nome, é uma ideia que tenho há tempos já, mas só agora coloquei em prática... Muito obrigada pelo carinho, te amo também, minha flor. Você é minha Princesa Guerreira e sabe disso, aquela que me ajuda dia após dia a crescer como ser humano. Obrigada por tudo. Grande beijo... E sigamos juntas em TODAS as etapas de nossas vidas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...