sexta-feira, 10 de junho de 2011

Deus... Amá-LO ou Temê-LO?

Olá, galerinha do bem... O assunto que gostaria de falar com vocês hoje é polêmico, nem todas as pessoas estão abertas a ouvir novas opiniões, principalmente quando estas envolvem: Religião! O.O
Não é por acaso que decidi falar sobre isso hoje. Como a maioria dos meus posts aqui do blog, gosto de falar sobre acontecimentos ao meu redor, de preferência assim que acontecem (se algum dia inventarem uma bola de cristal, vou amar falar tudo antes de acontecer tmb *-*). Talvez muitos de vocês já devem ter reparado que grande parte de religiosos nos dão o seguinte conselho: "Seja temente a Deus!" - Mas por quê? Nossa sociedade adquiriu, com o passar dos anos, um costume

 muit
o feio: Ensinar as coisas através da violência; tentar impor bom comportamento. Mas como eu disse, isso não é nada recente, tanto que encontrei na Bíblia um trecho que já traz essa ideia... A seguir:
"Mas tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo." Mt: 10, 28-29 (Não sei se a abraviação está certa, perdoem a minha ignorância mas, não sei fazê-las) (Obrigada pelo toque, Martinha minha amiga querida. Fique sabendo que levo absolutamente tudo em consideração)... Viram?! Medo! Sempre o medo! Não teria o mesmo impacto você ouvir falar: "Ame a Deus, pois quando você cair, não vai ser esses pervertidos que te levaram para o mal caminho que irão te levantar. Quando você chorar, se irritar e tornar-se uma pessoa insuportável, eles vão se afastar de vocês, mas Deus não! Seus braços estarão sempre estendidos para te acolher nos piores momentos de sua vida!"?!
Estou propondo a todos, cristãos e ateus que, se quisermos abolir a violência de nossas vidas, não podemos usá-la como arma para manter a paz, isso é irônico e sem sentido. Peço que passemos a ensinar as pessoas mostrando o bem como recompensa, e não o mal como punição. Façamos com que ajam de maneira correta porque isso faz bem para o corpo e para a alma, e não por MEDO de ser castigado.
Então eu pergunto a vocês, meus amigos: Amá-LO e respeitá-LO não é suficiente?
Você que é pai/mãe, gostaria mesmo que seu filho sentisse medo de você? Aposto que não! Nós não queremos medo, queremos respeito de todos, então porque ensinar isso aos outros?! Já que o medo nos distancia do respeito e assim, do amor...

O medo nos oprime... O amor nos envolve...
O medo impõe... O amor sugere...
O medo castiga... O amor perdoa...
Quem vive com medo... Está sempre preocupado mas... Quem vive com amor... Está sempre tranquilo...

São estes os extremos aos quais eu venho me referindo "Medo x Respeito(Amor)". Definitavamente, na minha opinião, onde há medo, não pode haver amor, caso o contrário, torna-se uma posse e não um relacionamento.
Percebam que não estou tentando mudar a forma de pensar de ninguém... A perguntas que deixo em aberto são justamente para mostrar que gostaria de ouvir (ler) a opinião de cada um, seja ela a favor ou contrária a minha.
Venho através deste texto (ai que bonito que eu falei agora *-*) apresentar a vocês, não só uma nova maneira de ensinar (que na minha opinião é a mais justa e correta), mas também, vim lhes apresentar o MEU DEUS, Ele não é contrário ou diferente do de vocês, pois Ele também deu a vida por mim (NÓS). Mas o meu Deus não exige que tenhamos medo dEle, nem mesmo sequer exige que o amemos, afinal, isso é ou não é amor de verdade?!!! Sim, Ele é capaz de se contentar caso você, mesmo blasfemando-O, ame ao seu irmão tanto quanto ama a si mesmo. Isso não é incrível?! Aposto que muitos de vocês, se já não O conhecem, vão querer conhecê-LO...
Você que tem um Deus como o meu, sabe que tem total liberdade para agir como quiser, Ele também nos dá o livre-arbítrio mas, antes de tudo, não pensamos no que não vamos fazer por medo de castigos... Mas pensamos que, a cada nova conquista, estamos deixando alguém muito importante feliz e orgulhoso de nós. E você sabe que, se vier a errar ou se perder nos caminhos dessa vida, nada está perdido e não cairás no fogo eterno, não!!!
Lembre-se de sEus braços estendidos mesmo quando, julgando-nos donos da verdade, partimos contra um irmão por este não partilhar de nossas opiniões. Pensemos que, mesmo diante de tais iniquidades, Ele ainda estará esperando por nós, torcendo para que possamos nos arrepender e assim durmir tranquilamente em sEus braços, sem nenhum tipo de preocupação, vergonha e, principalmente, sem MEDO algum.
A todos vocês que já haviam descoberto a existência deste ser maravilhoso, meus parabéns, sejam bem vindos à minha linha de pensamento, e gostaria de que me ajudassem a espalhar essa "imagem" feita só de amor por todos os cantos, queremos seres humanos calorosos e não complexados, certo?! E todos aqueles que ainda não encontraram, acham que nunca encontrarão, ou consideram um absurdo tudo isso que eu disse e ainda assim chegou até essa parte do texto, meu mais sincero: OBRIGADA!
Acho que seria curioso, passar a vida inteira tendo uma imagem "castigadora" de Deus (muitos têm-NO como um carrasco) e, no fim das contas, quando realmente chegar o momento do tal juízo, descobrir que Ele não é o durão que sempre nos "pintaram", afinal, todos nós pecamos, somos errantes e, se fossemos pensar bem, todos mereciamos ser castigados. É como uma criança que, quando o pai lhe chama de lado para resolver algum problema, já vai chorando, pedindo desculpas e imaginando os meses de castigo ou a surra que vai levar por ter quebrado isso, ou feito aquilo, mas... Neste momento, o pai simplesmente lhe dá um abraço e fala: "Calma, não foi tão ruim assim, papai já concertou. Promete que não vai fazer mais?" e lhe deixa sair para brincar diante de sua afirmativa, em meio a soluços de alegria e alívio.
Gosteria de deixar com vocês a simples, mas direta resposta de uma amiga do Facebook, Isabella Alvim, quando fiz a pergunta presente no título do post...  E diante de tudo isso, nada mais preciso dizer. Sua resposta foi:

"Amar a Deus, temer a nós mesmos sem Ele!"


Mil beijos a todos... Fiquem com Deus, tenha Ele a forma e maneira de agir que tiver... AME-O!

5 comentários:

  1. Menina como vc escreve bem !! Parabéns!! Otima leitura !!Vou guardar esse "trecho " em meu coração :O medo nos oprime... O amor nos envolve...
    O medo impõe... O amor sugere...
    O medo castiga... O amor perdoa...
    Quem vive com medo... Está sempre preocupado mas... Quem vive com amor... Está sempre tranquilo...
    Smackk

    ResponderExcluir
  2. Anaaaaaa!!!!

    Parabéns!!! Com apenas 17 anos já tem toda esta coragem??? Parabéns!!!
    Deixo apenas algumas ressalvas minhas, não precisa levar em consideração se não fizer sentido....
    Coloca sempre o lugar da Bíblia quando citá-la. Eu mesma não sei onde está escrito o que você falou.
    Deus não quer que tenhamos medo dele. Isto é uma idéia errada inventada pela igreja, Deus quer que o temamos no sentido do respeito, nunca do medo.
    Deus também nos quer maduros, ou seja, em nossas orações que consigamos um papo franco aberto, sem receios. Independente do que tenhamos feito.
    Jesus que é o Deus encarnado veio para mostrar e viver a Graça e desde então um novo tempo foi iniciado. Com a Graça não existe mais castigo, pois Ele já levou sobre si na cruz todos os nossos castigos. Mas isto precisa ser vivido com muita responsabilidade, pois Jesus fez algo que ninguém faria, morrer pelos seus inimigos.
    Por fim Deus ama. Ponto. Sabe por que? Porque está em sua essencia o amor. Não depende de esforço. Simplesmente é assim.
    Vivamos em amor, em graça, mas sabendo que se conseguimos isto é porque Ele derramou amor em nós, pois somos sim pecadores e temos a tendência para o mal.
    Amemo-nos uns aos outros no temor de Deus, isto é no respeito que temos por alguém que nos ama incondicionalmente.
    Linda sua reflexão.
    Beijos e mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Esta detonando heim mandando bem a bessa!

    ResponderExcluir
  4. VOu le-lo novamente com mais tempo para poder comentar compropriedade!

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso! Sem palavras amiga....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...